LAMPIÃO E MARIA BONITA NO REINO DIVINO
MUSICAL INFANTOJUVENIL EM 01 ATO - DE ANNAMARIA DIAS
SINOPSE
A comédia musical, escrita para um público infantojuvenil, traz um contador de histórias, narrando e cantando a história de Lampião e Maria Bonita, que depois de mortos foram para o Reino Divino. Como era de se esperar, Lampião e seu ajudante Severino Mansidão foram para o Inferno e Maria Bonita e sua amiga Creuza Espiriteira, para o Céu. E de lá são chamados para a Terra por seus sobrinhos Pedrinho e Silvinha que, apaixonados, se veem proibidos de namorar e pedem a ajuda dos tios nessa empreitada amorosa.
Suzana, irmã de Maria Bonita, não quer de jeito algum que sua filha Silvinha se envolva com um sobrinho de Lampião, cujo pai - João - também não vê com bons olhos o chamego de seu filho por uma sobrinha de Maria Bonita.
Numa linguagem romântica, musical e de muita ação, a história se desenrola em dois planos: o Céu e o Inferno, que surpreendentemente estão no mesmo nível, lado a lado, e a Terra, um pouco mais abaixo.
Revivendo muitas vezes a linguagem de cordel, com termos e características nordestinas, os personagens vão agir de acordo com os seus arraigados interesses. Tudo de maneira muito ágil, dinâmica e bem-humorada, que vai fazer o público se divertir muito.
Lampião vai favorecer seu sobrinho - Pedrinho - e Maria Bonita, sua sobrinha - Silvinha. Ambos vão defender e enaltecer o amor dos jovens apaixonados, lembrando que eles próprios tiveram que lutar e fazer valer seu amor quando estavam juntos no bando do herói do Cangaço.
O final surpreende na solução de todos os problemas que afligem os personagens da trama, trazendo uma solução inesperada e inusitada para os diversos conflitos estabelecidos.
Lampião e Maria Bonita no Reino Divino é um espetáculo alegre, vibrante que vai trazer ao conhecimento do público um pouco da trajetória de Lampião e Maria Bonita, através de uma história de amor e encantamento.
PERSONAGENS
CONTADOR - O contador de histórias
LAMPIÃO - O capitão do bando
SEVERINO MANSIDÃO - Cangaceiro do bando de Lampião - Para este personagem, um ator negro.
MARIA BONITA - Mulher de Lampião
CREUZA ESPIRITEIRA - Amiga de Maria Bonita, mulher de Mansidão
SUZANA - Irmã de Maria Bonita
JOÃO - Irmão de Lampião
SILVINHA - Sobrinha de Maria Bonita, filha de Suzana
JULINHO - Sobrinho de Lampião, filho de João
OS ATORES DEVERÃO PESQUISAR E UTILIZAR O JEITO E O SOTAQUE NORDESTINOS PARA SEUS PERSONAGENS.
SILVINHA E JULINHO DEVERÃO TER SOTAQUE MENOS ACENTUADO E FALAR MAIS CORRETAMENTE.
TODOS DEVERÃO FALAR PROCURANDO MANTER A LINGUAGEM COTIDIANA PROPOSTA, SEM MUITA PREOCUPAÇÃO COM A CONCORDÂNCIA E OS PLURAIS.
CENÁRIOS
1- REINO DIVINO
O Reino Divino é composto pelo Céu e pelo Inferno, um ao lado do outro e separados entre si. A separação entre o Céu e o Inferno deve ser visível pela plateia, porque no final da peça ela vai deixar de existir quando tudo estiver ligado: Terra (rua, casa de Silvinha e de Julinho) e Reino Divino (Céu e Inferno).
2 - TERRA
A Terra deve ficar abaixo do Reino Divino.
3- CASA DE SILVINHA
Embaixo do Céu
4 - CASA DE JULINHO
Embaixo do Inferno
5 - ESPAÇO NEUTRO
Por onde circulam os personagens.
ÉPOCA
Atual, onde a ação se passa no Reino Divino (céu e inferno) e na Terra.
*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.