MENINO DE RUA
PEÇA TEATRAL EM 01 ATO - DE ANNAMARIA DIAS
SINOPSE
Menino de Rua é um texto teatral que consta no livro Me leva nos braços, me leva nos olhos, de Annamaria Dias, lançado pela Editora Vida e Consciência.
Conta a história de um menino chamado Catatau, em razão de sua baixa estatura. Distante de sua família, mora numa praça pública, ao relento, e faz do banco da praça sua cama.
Lá, convive com os mais variados tipos que frequentam o local. E tem um amigo, o Zé Pinguinha, que gosta muito de cachaça, com quem divide espaço, refeições, alegrias e dissabores de quem vive nas ruas. Esse amigo age como um verdadeiro pai para ele, procurando protegê-lo dos maus elementos.
Embora totalmente largado na vida, ele não é um marginal. E tem bons princípios adquiridos pela vivência e experiência que desenvolveu para manter-se vivo no meio de tantos elementos danosos à sociedade.
Num determinado momento, quando Catatau está desencantado com tudo e passa bastante fome, é aliciado por uma quadrilha que o convida a ingressar no tráfico de drogas, atuando como laranja. Hesitante a princípio, o menino acaba por envolver-se com os maus elementos que lhe oferecem dinheiro fácil.
Felizmente, tem contato com um grupo de músicos que costumava ensaiar e tocar na praça e conhece Nando, um dos componentes do grupo, que estimula o interesse de Catatau pela música. E através dessa oportunidade de fazer emergir seu potencial artístico e desenvolver sua sensibilidade pela música, Catatau desiste de seguir a quadrilha e acaba por libertar-se dos insanos caminhos das drogas.
PERSONAGENS
Catatau
Zé Pinguinha
Jornaleiro (Piauí)
Engraxate (Bilú) - pertence à quadrilha
Crente 1
Crente 2
Comprador de ouro (João Manero)
Namorado (Rodrigo)
Namorada (Andréa)
Cigano (Douglas)
Cigana (Soraia)
Chefe da quadrilha
Assaltante
Jogador da sorte (pertence à quadrilha)
Jogadora da sorte (pertence à quadrilha)
Prostituta 1 (Carla)
Prostituta 2 (Regina)
Dono do carro (Roberto)
Amigo do dono do carro
Viciado (Nando) - pertence ao grupo de flautistas
Líder do grupo de flautistas
03 meninos que integram o grupo de flauta
CENÁRIOS
Uma praça de uma cidade grande
Um banco de jardim no centro do palco, em primeiro plano, onde Catatau dorme.
No chão, papelões, jornais, caixas, uma garrafa vazia, tralhas, onde Zé Pinguinha dorme.
ÉPOCA
Atual
*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.