OS DOIS LADOS DO PERDÃO
PEÇA EM 01 ATO DE ANNAMARIA DIAS
SINOPSE
Duas irmãs, Teodora e Fátima. Ambas nascidas numa cidade interiorana. Teodora escolhe ir embora de lá e estudar fora do país. Forma-se em medicina e dedica-se à ciência. Fátima, ao contrário, permanece na cidade, casa, tem filhos e fica cuidando dos pais na velhice.
Cada opção tem suas causas e consequências.
As irmãs acabam, em função de fatos e circunstâncias de suas escolhas, ficando sem se ver durante quarenta anos.
O reencontro das duas se dá logo após a morte da mãe, num clima intrigante e extraordinário, onde todos os pontos nevrálgicos de uma existência distante são levantados.
Muitas acusações, muitas cobranças e questionamentos são colocados em confronto. E seguem em direção ao objetivo desejado por Teodora: que as duas alcancem o perdão mútuo e sigam adiante, o que é refutado por Fátima, que não aceita a proposta de paz da irmã.
E, dentro de uma exposição de motivos e razões, numa atmosfera pulsante onde tudo se encaminha de modo totalmente inesperado para uma sequência de revelações e fatos imprevistos, a história termina com um final surpreendente.
PERSONAGENS
FÁTIMA TEBALIAN MOREIRA - 69 anos. Interiorana, muito religiosa, órfã. Sua mãe faleceu há sete dias. Tem uma irmã dez anos mais nova. Atualmente vive sozinha na casa que pertencia aos pais.
TEODORA TEBALIAN - 59 anos. Irmã mais nova de Fátima. Médica, cientista. Vive nos Estados Unidos há 40 anos.
CENÁRIO
Sala de uma casa de interior. Sugerir um telhado sem forração. Uma ou duas janelas no cenário. Móveis de época e um aparelho de TV antigo na sala. Uma mesa de jantar com quatro cadeiras. Sobre a mesa uma jarra de água coberta e um copo. Em frente à mesa, um móvel tipo buffet. Sala de visitas com sofá, uma poltrona, tudo relativamente conservado.
Uma mesinha com muitas miniaturas de santos de devoção, mais a imagem de Jesus e Maria, um castiçal com uma vela apagada, caixa de fósforos ao lado, e um porta-retrato com a foto da mãe de Fátima e Teodora. Em algum lugar da sala um aparelho de telefone e também um computador coberto com uma capa de plástico e com fios desligados da tomada.
Uma porta que deve dar para uma suposta cozinha e outra para um suposto corredor que leva aos quartos.
ÉPOCA
Atual
*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.