QUEM ESTÁ FORA QUER ENTRAR, QUEM ESTÁ DENTRO QUER SAIR
COMÉDIA TEATRAL EM 01 ATO - DE ANNAMARIA DIAS
SINOPSE
Beatriz, casada com Saulo há dez anos, encontra-se num impasse: terminar com seu casamento de dez anos e assumir seu relacionamento com Bernardo, quinze anos mais jovem do que ela e por quem está perdidamente apaixonada, ou ficar do jeito que está, numa relação morna e sem emoção.
Ela coloca tudo em questão num cenário inusitado: o apartamento de Olindo e Dalva, seus vizinhos, que estão comemorando trinta e nove anos de casados. É lá que a ação se desenrola. Naquele espaço de tantas recordações, os personagens transitam e apresentam seus sentimentos, dúvidas, paixão.
Isso detona no casal mais velho, antigos ressentimentos, ciúme, remotas paixões e uma reflexão sobre seu relacionamento de muitos anos.
Num enfoque romântico, bem humorado, com diálogos fluentes e situações cotidianas, a história vai transcorrer de forma envolvente, até o desfecho surpreendente que vai aproximar ainda mais Beatriz de seus vizinhos Olindo e Dalva, que passam a compartilhar de um novo caminho traçado por Beatriz, para sua vida.
A peça Quem está fora quer entrar, quem está dentro quer sair foi escrita para fazer com que o público se identifique com a trama, e vivencie junto com os personagens momentos de conflito, contradição, dúvida e expectativa, tão comuns na trajetória dos seres afetivos e amorosos, que buscam a felicidade.
PERSONAGENS
BEATRIZ - 40 anos. Bonita, transada, ansiosa e agitada.
Sempre ativa e realizadora, está, no momento, passando por um período de reflexão e mudança em sua vida, por uma fase conflitante e contraditória.
SAULO - 45 anos. Bonito, bem informado, sempre bem-vestido. Representante de vendas de produtos alimentícios. Aparentemente calmo, mas de temperamento agressivo. Companheiro de Bia há dez anos.
DALVA - 60 anos. Dona de casa, dedicada ao marido e aos filhos. Sempre alegre, brincalhona, mas no momento enfrentando as consequências de uma menopausa retardada, portanto, com humor variável e sintomas típicos do período.
OLINDO - 62 anos. Homem honesto, trabalhador. Também alegre e brincalhão, mas metódico e preconceituoso. Propagandista de laboratório, prestes a se aposentar. Marido de Dalva.
BERNARDO - 25 anos. Arquiteto, designer de joias. Muito atraente e sensível. Tem resquícios de bicho-grilo, meio neo-hippie, meio country. Amante de Bia.
**Nos personagens OLINDO e DALVA, homenageio meus tios Olindo Dias (autor, ator e diretor) e Dalva Dias (atriz), já desencarnados**.
CENÁRIO (ÚNICO)
Apartamento de Dalva e Olindo.
Uma sala de um apartamento de construção antiga, com janela aparente ou sacada.
Decoração tradicional, com tudo em seu devido lugar e excesso de enfeites por todos os lados, mostrando lembranças de cada época da vida do casal.
Pela sala estão colocados porta-retratos dos filhos (filha e filho) e netos (duas meninas do filho e uma menina da filha), e outras fotos.
Paredes com quadros, pratos, tapetes feitos à mão, praticamente nenhum espaço "clean".
Em algumas coisas, vemos certa cafonice no quesito gosto.
ÉPOCA
Década de 1980 ou adaptar para época atual.
*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.