CURSO: DIREÇÃO TAKE A TAKE
(Direção de vídeo com foco em teledramaturgia)
CARGA HORÁRIA -: 32 HORAS
2 VEZES POR SEMANA - AULAS DE TRÊS HORAS
PÚBLICO - ALVO
• Diretores de vídeos
• Assistentes de Direção
• Atores, que desejam entender melhor o desempenho de um diretor, para aprimorar sua arte de representar
• Interessados em geral na direção de vídeos
O CURSO
• Destina-se a fornecer conhecimentos gerais para aqueles que gostam e têm vocação para direção de vídeos. E terá como foco a área de teledramaturgia.
• Com informações teóricas, práticas e audiovisuais, que vão desde o início da implantação da televisão brasileira até os dias atuais, faremos um apanhado abrangente de tudo o que envolve os formatos utilizados em televisão no segmento de teledramaturgia, principalmente telenovelas, que, sem dúvida, mantém-se como um setor muito produtivo tanto nas tevês abertas como nas tevês fechadas, oferecendo um excelente campo de trabalho.
• Além do incremento da parte técnica, artística e profissional, abordaremos o diretor e sua importância como líder, comunicador, agregador e facilitador de um amplo trabalho de equipe.
TÓPICOS DE ABORDAGEM
• VOCAÇÃO PARA DIREÇÃO
• VÍDEO
• TV
• CINEMA
O DIRETOR
• LÍDER
• COMUNICADOR
• ARREBATADO PELO SEU TRABALHO
• DISCIPLINADO E DISCIPLINADOR
• ETERNO APRENDIZ
FORMAÇÃO DE UM DIRETOR
• ESCOLAS
• UNIVERSIDADES
• CURSOS
• APRENDIZADO PRÁTICO
• OBSERVAÇÃO
• RECURSOS TÉCNICOS
• CONHECIMENTO
• A PRÁTICA DO DIA A DIA
APRENDIZADO
• CINEMA
• TEATRO
• MÚSICA
• DANÇA
• LIVROS
• PALESTRAS
• WORKSHOPS
• VIAGENS
• APRIMORAMENTO CONSTANTE
TRABALHO NO SET
• PONTUALIDADE
• ESTUDO E CONHECIMENTO DO ROTEIRO
• DECUPAGEM DAS CENAS
• PROATIVIDADE
• ESTILO
• PRESENÇA
• POSTURA
• LINGUAGEM
• SEGURANÇA
• CLAREZA
• OBJETIVIDADE
• COMUNICAÇÃO
• DOMÍNIO
• LIDERANÇA
• VISÃO
• CARISMA
• SABER OUVIR
• CONHECIMENTO DO TODO
• RAPIDEZ
• EFICIÊNCIA
• CUMPRIMENTO DO ROTEIRO DE GRAVAÇÃO
SABER TRABALHAR COM EQUIPES - O CONHECIMENTO DO TRABALHO DE TODAS AS ÁREAS
• DIREÇÃO DE ELENCO
• PRODUÇÃO EXECUTIVA
• PRODUTORES
• COORDENADORES DE PRODUÇÃO
• LOCAÇÃO
• ASSISTENTE DE DIREÇÃO
• ASSISTENTE DE ESTÚDIO
• CONTINUÍSTA
• DIRETOR DE IMAGEM (TV)
• DIRETOR DE FOTOGRAFIA
• VÍDEOMAN
• OPERADOR DE SOM
• ILUMINADORES
• CENÓGRAFOS
• CENOTÉCNICOS
• DIREÇÃO DE ARTE
• EDIÇÃO
• TRILHA SONORA
• SONOPLASTIA
• FIGURINOS
• MAQUIAGEM
• CABELEIREIROS
• CONTRARREGRA
• PINTORES
• PESSOAL DA LIMPEZA
• BASE (LOGÍSTICA, OPERACIONALIZAÇÃO EM EXTERNAS, TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO, HOSPEDAGEM- QUANDO NECESSÁRIO)
• DEPARTAMENTO COMERCIAL - MERCHANDISING
• E OUTROS DEPARTAMENTOS DE APOIO
LIDAR COM ATORES
• MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO
• DOMÍNIO DE INTERPRETAÇÃO
AS GRAVAÇÕES
• ESTÚDIO
• EXTERNA
• EVENTOS
• CONHECIMENTO DAS CENAS
• SABER LER NAS ENTRELINHAS
• ENTENDIMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS RUBRICAS
• DECUPAGEM
• STORY BOARD
• POSICIONAMENTO DAS CÂMERAS
OUTRAS INFORMAÇÕES
• A TELA MENTAL DO DIRETOR
• OS PLANOS DE ENQUADRAMENTO DE CÂMERA
• TERMOS TÉCNICOS UTILIZADOS
• O CONHECIMENTO DA CÂMERA DE GRAVAÇÃO (FILMAGEM)
• MOVIMENTOS DE CÂMERA
• EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
• DICAS PARA O TRABALHO NO SET DE GRAVAÇÃO
• COMO UTILIZAR O EIXO
• CUE NA GRAVAÇÃO / CONTINUIDADE
• TELEFONEMAS - POSIÇÃO DO APARELHO NO OUVIDO - NA MESMA LOCAÇÃO E EM LOCAÇÕES DIFERENTES
COMO GRAVAR A CENA QUE CONTÉM UM OFF -(PENSAMENTO - VOZ DE OUTRA PESSOA)
• FLASH BACK
• OVERLAPS – PARA INSERÇÃO DE MÚSICA, FUSÃO, SOBREPOSIÇÃO DE IMAGENS, PASSAGENS DE TEMPO
A CRIATIVIDADE
• O EIXO
• ORIENTAÇOES TÉCNICAS
• ORIENTAÇÕES ARTÍSTICAS
• EVITAR A VAIDADE DO DIRETOR
• A MARCAÇÃO
• ENSAIO DE CÂMERA
• O GRAVANDO (AÇÃO)
• MOVIEBOX
• A GRAVAÇÃO FINAL
• O PÓS-GRAVAÇÃO / PÓS-PRODUÇÃO
• A BUSCA DO MELHOR RESULTADO
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
AULAS TEÓRICAS
Uma sala com equipamento para projeção do material das aulas:
• Notebook, Datashow (ou similar), Tela para Projeção (ou similar)
• Quadro fixo na parede ou Flipchart para anotações
AULAS PRÁTICAS
• Um espaço com mesa de corte para um mínimo de duas câmeras
• Opcional: uma ou duas câmeras (sem mesa de corte), com possibilidade de edição posterior
• Equipamento básico de luz e áudio
• Cópias de cenas para gravação
PROPOSTA DO TRABALHO
• Aulas teóricas
• Exercícios práticos para realização individual ou em grupos
• Como ler, entender, decupar e dirigir cenas
• Como fazer um plano de gravação
FINAL
• O desenvolvimento de um plano de gravação de uma cena determinada - para cada grupo de trabalho
• A descrição de como a cena será gravada pelos grupos determinados
• Avaliação das cenas gravadas
• Apresentação das mesmas cenas dos exercícios propostos, já gravadas anteriormente por outros profissionais.