ALÉM DA FRATERNIDADE
PEÇA TEATRAL EM 01 ATO - DE ANNAMARIA DIAS
SINOPSE
Além da Fraternidade é um texto que está inserido no livro Me leva nos braços, me leva nos olhos, de Annamaria Dias, lançado pela Editora Vida e Consciência.
Conta a história de um garoto -Jeremias - morador de uma favela que, durante uma das inúmeras agressões sofridas por sua mãe pelo marido alcoólatra, acaba perdendo o controle e esfaqueando o pai com uma faca de cozinha.
Desesperado, pensando ter matado o pai, foge de casa e vai abrigar-se no barraco de um grupo de jovens marginais. Lá, acaba se envolvendo com um assalto a uma padaria que resulta na morte do proprietário, um português.
O pai de Jeremias, depois de medicado e recuperado já que o ferimento causado pela faca não tinha sido muito grave, retorna à sua casa e promete nunca mais voltar a beber e quer falar com o filho. A mãe então conta que Jeremias estava sumido desde o dia em que havia atentado contra ele. Jeremias, apavorado depois daquele assalto malsucedido, procura fugir da perseguição da polícia e acaba retornando à sua casa, na favela.
Ao chegar, tem a feliz surpresa de ver que seu pai sobrevivera àquele seu ato impensado de violência.
A mãe recebe o filho com carinho e decide não comentar nada sobre o que passou.
O pai dá mostras de que perdoou o filho e se comporta naturalmente, sem ressentimentos.
Jeremias, então, resolve se integrar ao cotidiano da família, sem contar nada sobre o que aconteceu enquanto esteve fora.
Aconchegado em seu lar novamente, busca usufruir daquele momento de aconchego, sem saber ao certo o que o futuro lhe reserva.
PERSONAGENS
JEREMIAS - Menino de uns 14-15 anos
MÃE DE JEREMIAS - Mulher de uns 35 anos
PAI DE JEREMIAS - Homem de uns 40 anos
MANÉ - Membro da quadrilha - 18 -19 anos
TINHO - Membro da quadrilha - 18 - 19 anos
PAULINHO - Membro da quadrilha - 18 - 19 anos
SEU JOAQUIM - Português, dono da padaria
POLICIAL 1 - Participação
POLICIAL 2 - Participação
ENFERMEIRA - Participação
CENÁRIOS
CASA DE JEREMIAS
MOCÓ
BARRACO DA QUADRILHA
CORREDOR DE HOSPITAL
PADARIA
SALA DE TORTURA NA POLÍCIA
RUA QUALQUER
ÉPOCA
ATUAL
*Todas as peças teatrais de autoria de Annamaria Dias estão registradas na SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e poderão ser obtidas, na íntegra, através do contato do site.