WORKSHOP: A PAIXÃO DE INTERPRETAR
(Treinamento para interpretação de atores, com foco em TV)
CARGA HORÁRIA - 12 horas
2 dias de 6 horas diárias
ou
4 dias de 3 horas diárias
A PARTE TEÓRICA DESTE WORKSHOP É ILUSTRADA COM PROJEÇÕES DE POWER POINT
INTRODUÇÃO
• A ESCOLHA DA CARREIRA
• VOCAÇÃO? BUSCA DA FAMA? NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO?
• OS PRIMEIROS PASSOS DA CARREIRA
• O ATOR E SUA FORMAÇÃO, ESTUDO, CONHECIMENTO
• APRIMORAMENTO CONSTANTE, TRABALHO COM BONS PROFISSIONAIS, INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE IDAS AO TEATRO, CINEMA, PALESTRAS, WORKSHOPS, CURSOS, LEITURAS DE MATERIAL RELATIVO À ÁREA ARTÍSTICA, ACESSO A TODA INFORMAÇÃO, VIAGENS DE ESTUDO
• CAMPO DE TRABALHO (TEATRO, TV, CINEMA, COMERCIAIS, INSTITUCIONAIS, TEATRO ESCOLA, RÁDIO, DUBLAGEM, COACH)
• TALENTO E BOM RELACIONAMENTO
• O MERCADO DE TRABALHO
• TENDÊNCIAS DO ATUAL PANORAMA ARTÍSTICO
O QUE ENVOLVE A PRÁTICA DA PROFISSÃO
• MATERIAL DE APRESENTAÇÃO
• APRESENTAÇÃO PESSOAL, BOA APARÊNCIA
• CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EM TV, CINEMA, TEATRO
• INTERESSE
• ATENÇÃO
• CONCENTRAÇÃO
• PONTUALIDADE
• TEXTO DECORADO
• INTERPRETAÇÃO
• GESTUAL
• VOZ, DICÇÃO, PROJEÇÃO
• FALAR BEM E CERTO
• DISCIPLINA
• DETERMINAÇÃO
• OBSERVAÇÃO DO TRABALHO DE BONS PROFISSIONAIS
• COLABORAÇÃO
• INTERESSE
• PRÓ-ATIVIDADE
• SABER TRABALHAR EM EQUIPE
• INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO, ATUALIZAÇÃO
• O ATOR É UM FORMADOR DE OPINIÃO
• A MÍDIA, OS CONTATOS EM ESTREIAS, FESTAS, EVENTOS PELA INTERNET, POR TELEFONE
• MÍDIAS SOCIAIS, MARKETING DIGITAL
• O ATOR NÃO É UMA “PESSOA COMUM”
• A VIDA PESSOAL (SUPEREXPOSIÇÃO? DISCREÇÃO?)
• CUIDADOS COM A IMAGEM SEMPRE (SEM EXAGEROS) E SUAS EXCEÇÕES
• NECESSIDADE DE FALAR BEM (ENTREVISTAS, OPINIÕES, NÃO SER COMO A MAIORIA DOS JOGADORES DE FUTEBOL...)
• OBEDIÊNCIA ÀS REGRAS DO SISTEMA DE TRABALHO
• A CONVIVÊNCIA NECESSÁRIA COM OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA PARA APRENDIZADO
• A HUMILDADE (NÃO SERVILIDADE) EM SE CONSIDERAR UM ETERNO APRENDIZ (EX: FERNANDA MONTENEGRO)
• EVITAR A ARROGÂNCIA (DESNECESSÁRIA) - GENTILEZA, DELICADEZA NO TRATO, COLABORAÇÃO, FLEXIBILIDADE,
COMPREENSÃO PELO PROCESSO CANSATIVO DAS GRAVAÇÕES
• OS CUIDADOS COM A SAÚDE GERAL, SEMPRE (ATOR - ATLETA)
• A PROFISSIONALIZAÇÃO
• O INVESTIMENTO NA IMAGEM
• O INVESTIMENTO NA CARREIRA
• O AGENCIAMENTO
ATIVIDADES PRÁTICAS
• LEITURA DE UMA SINOPSE DE TELENOVELA
• LEITURA E CONHECIMENTO DE CENAS DE CAPÍTULOS
• ENCENAÇÃO E GRAVAÇÃO DE CENAS (COM TEMPO PARA DECORAR) ANTES DO TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO
EXERCÍCIOS PRÁTICOS
• TRABALHO DE VOZ, DICÇÃO, IMPOSTAÇÃO
• COMO ESTUDAR UM TEXTO (TV, TEATRO, CINEMA)
• TUDO O QUE ENVOLVE O TRABALHO DE PREPARAÇÃO DO ATOR E CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM
• O TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DO ATOR NO TEATRO, COMO OBTER O MELHOR DE UMA HISTÓRIA DO PRINCÍPIO AO
FIM
• DIFERENÇAS DE INTERPRETAÇÃO DO ATOR EM TEATRO, TV E CINEMA (POSTURA, GESTOS, OLHAR, TOM E PROJEÇÃO DE VOZ, O CONTRACENAR)
• A TRANSMISSÃO DA EMOÇÃO EM TEATRO TV E CINEMA
• O TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DO ATOR NUMA TELENOVELA - COMO OBTER O MELHOR DE UMA CENA
• O COMPORTAMENTO DO ATOR NO “ESQUEMA” DE TELENOVELA
• O COMPORTAMENTO NO SET DE GRAVAÇÃO
• OS CUIDADOS COM O FIGURINO, MAQUIAGEM, DENTES, UNHAS, CABELOS, OBJETOS CÊNICOS
• A LUZ (DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA)
• A CENOGRAFIA
• A ARTE
• OS CONTRARREGRAS
• A MAQUIAGEM E CABELEIREIRO
• OS CAMARINS E FIGURINOS
• A PRODUÇÃO
• O ASSISTENTE DE DIREÇÃO
• O ASSISTENTE DE ESTÚDIO
• AS LOCAÇÕES
• AS LOCOMOÇÕES (PONTUALIDADE)
• GRAVAÇÕES EM ESTÚDIO E EM EXTERNA
• A SALA DOS ATORES
• CONHECIMENTO DO POSICIONAMENTO DAS CÂMERAS
• COMO POSICIONAR-SE DIANTE DAS CÂMERAS
• O QUE SÃO AS CÂMERAS 01, 02, 03 E OUTRAS, SE HOUVER
• O QUE É UM CUE
• COMO PORTAR-SE QUANDO OCORRER UM CUE (CONTINUIDADE, INTERPRETAÇÃO)
• A CONTINUIDADE AO GRAVAR CENAS FORA DA SEQUÊNCIA (ROUPAS, OBJETOS, EMOÇÃO, INTERPRETAÇÃO)
• EXEMPLOS PRÁTICOS DOS PLANOS DE CÂMERA UTILIZADOS EM TV, COMO SE POSICIONAR E INTERPRETAR DE ACORDO COM O ENQUADRAMENTO (PLANO GERAL, MÉDIO, AMERICANO, PLANO PRÓXIMO, CLOSE, SUPER CLOSE)
• O QUE É UM “DETALHE” EM TERMOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM
• O PRIMEIRO E SEGUNDO PLANOS, E DEMAIS
• REAÇÕES, MOVIMENTOS E GESTOS PARA REGISTRO DO DIRETOR DE IMAGEM
• COMO INTERPRETAR E FAZER ALGO AO MESMO TEMPO
EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS
SERVIR-SE DE UM COPO, PORTAR-SE NUMA MESA PARA COMER E BEBER, COMO LEVANTAR-SE E COMO SENTAR-SE EM TV, COMO MOVIMENTAR-SE CENICAMENTE
• “MULETAS” (REPETIÇÃO DO NOME DOS PERSONAGENS COM QUEM SE CONTRACENA - SABIA? SABE? BOM... ENTÃO... (E OUTRAS MULETAS)
• PASTEURIZAÇÃO DAS FRASES E DA MANEIRA DE INTERPRETAR
• A PRESENÇA MARCANTE, O BRILHO NO OLHAR
• O ESTAR SEMPRE ATENTO, REAGINDO
• A INTERPRETAÇÃO COM PAIXÃO!
FINAL
• GRAVAÇÃO DE CENAS POR GRUPOS PREESTABELECIDOS
• PROJEÇÃO DAS CENAS
• ANÁLISE GERAL.