WORKSHOP: A PAIXÃO DE INTERPRETAR

(Treinamento para interpretação de atores, com foco em TV) 


CARGA HORÁRIA - 12 
horas 

2 dias de 6 horas diárias
ou
4 dias de 3 horas diárias


A PARTE TEÓRICA DESTE WORKSHOP É ILUSTRADA COM PROJEÇÕES DE POWER POINT


INTRODUÇÃO
 

• A ESCOLHA DA CARREIRA

• VOCAÇÃO? BUSCA DA FAMA? NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO?

• OS PRIMEIROS PASSOS DA CARREIRA

• O ATOR E SUA FORMAÇÃO, ESTUDO, CONHECIMENTO

• APRIMORAMENTO CONSTANTE, TRABALHO COM BONS PROFISSIONAIS, INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE IDAS AO TEATRO,  CINEMA, PALESTRAS, WORKSHOPS, CURSOS, LEITURAS DE MATERIAL RELATIVO À ÁREA ARTÍSTICA, ACESSO A TODA INFORMAÇÃO, VIAGENS DE ESTUDO

• CAMPO DE TRABALHO (TEATRO, TV, CINEMA, COMERCIAIS, INSTITUCIONAIS, TEATRO ESCOLA, RÁDIO, DUBLAGEM, COACH)

• TALENTO E BOM RELACIONAMENTO

• O MERCADO DE TRABALHO

• TENDÊNCIAS DO ATUAL PANORAMA ARTÍSTICO


O QUE ENVOLVE A PRÁTICA DA PROFISSÃO

• MATERIAL DE APRESENTAÇÃO

• APRESENTAÇÃO PESSOAL, BOA APARÊNCIA

• CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EM TV, CINEMA, TEATRO

• INTERESSE

• ATENÇÃO

• CONCENTRAÇÃO

• PONTUALIDADE

• TEXTO DECORADO

• INTERPRETAÇÃO

• GESTUAL

• VOZ, DICÇÃO, PROJEÇÃO

• FALAR BEM E CERTO

• DISCIPLINA

• DETERMINAÇÃO

• OBSERVAÇÃO DO TRABALHO DE BONS PROFISSIONAIS

• COLABORAÇÃO

• INTERESSE

• PRÓ-ATIVIDADE

• SABER TRABALHAR EM EQUIPE

• INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO, ATUALIZAÇÃO

• O ATOR É UM FORMADOR DE OPINIÃO

• A MÍDIA, OS CONTATOS EM ESTREIAS, FESTAS, EVENTOS PELA INTERNET, POR TELEFONE

• MÍDIAS SOCIAIS, MARKETING DIGITAL

• O ATOR NÃO É UMA “PESSOA COMUM”

• A VIDA PESSOAL (SUPEREXPOSIÇÃO? DISCREÇÃO?)

• CUIDADOS COM A IMAGEM SEMPRE (SEM EXAGEROS) E SUAS EXCEÇÕES

• NECESSIDADE DE FALAR BEM (ENTREVISTAS, OPINIÕES, NÃO SER COMO A MAIORIA DOS JOGADORES DE FUTEBOL...)

• OBEDIÊNCIA ÀS REGRAS DO SISTEMA DE TRABALHO

• A CONVIVÊNCIA NECESSÁRIA COM OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA PARA APRENDIZADO

• A HUMILDADE (NÃO SERVILIDADE) EM SE CONSIDERAR UM ETERNO APRENDIZ (EX: FERNANDA MONTENEGRO)

• EVITAR A ARROGÂNCIA (DESNECESSÁRIA) -  GENTILEZA, DELICADEZA NO TRATO, COLABORAÇÃO, FLEXIBILIDADE,
COMPREENSÃO PELO PROCESSO CANSATIVO DAS GRAVAÇÕES

• OS CUIDADOS COM A SAÚDE GERAL, SEMPRE (ATOR - ATLETA)

• A PROFISSIONALIZAÇÃO

• O INVESTIMENTO NA IMAGEM

• O INVESTIMENTO NA CARREIRA

• O AGENCIAMENTO


ATIVIDADES PRÁTICAS

• LEITURA DE UMA SINOPSE DE TELENOVELA

• LEITURA E CONHECIMENTO DE CENAS DE CAPÍTULOS

• ENCENAÇÃO E GRAVAÇÃO DE CENAS (COM TEMPO PARA DECORAR) ANTES DO TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO


EXERCÍCIOS PR
ÁTICOS

• TRABALHO DE VOZ, DICÇÃO, IMPOSTAÇÃO

• COMO ESTUDAR UM TEXTO (TV, TEATRO, CINEMA)

• TUDO O QUE ENVOLVE O TRABALHO DE PREPARAÇÃO DO ATOR E CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM

• O TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DO ATOR NO TEATRO, COMO OBTER O MELHOR DE UMA HISTÓRIA DO PRINCÍPIO AO 


FIM 

• DIFERENÇAS DE INTERPRETAÇÃO DO ATOR EM TEATRO, TV E CINEMA (POSTURA, GESTOS, OLHAR, TOM E PROJEÇÃO DE VOZ, O CONTRACENAR)

• A TRANSMISSÃO DA EMOÇÃO EM TEATRO TV E CINEMA

• O TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DO ATOR NUMA TELENOVELA -  COMO OBTER O MELHOR DE UMA CENA

• O COMPORTAMENTO DO ATOR NO “ESQUEMA” DE TELENOVELA

• O COMPORTAMENTO NO SET DE GRAVAÇÃO

• OS CUIDADOS COM O FIGURINO, MAQUIAGEM, DENTES, UNHAS, CABELOS, OBJETOS CÊNICOS

• A LUZ (DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA)

• A CENOGRAFIA

• A ARTE

• OS CONTRARREGRAS

• A MAQUIAGEM E CABELEIREIRO

• OS CAMARINS E FIGURINOS

• A PRODUÇÃO

• O ASSISTENTE DE DIREÇÃO

• O ASSISTENTE DE ESTÚDIO

• AS LOCAÇÕES

• AS LOCOMOÇÕES (PONTUALIDADE)

• GRAVAÇÕES EM ESTÚDIO E EM EXTERNA

• A SALA DOS ATORES

• CONHECIMENTO DO POSICIONAMENTO DAS CÂMERAS

• COMO POSICIONAR-SE DIANTE DAS CÂMERAS

• O QUE SÃO AS CÂMERAS 01, 02, 03 E OUTRAS, SE HOUVER

• O QUE É UM CUE

• COMO PORTAR-SE QUANDO OCORRER UM CUE (CONTINUIDADE, INTERPRETAÇÃO)

• A CONTINUIDADE AO GRAVAR CENAS FORA DA SEQUÊNCIA (ROUPAS, OBJETOS, EMOÇÃO, INTERPRETAÇÃO)

• EXEMPLOS PRÁTICOS DOS PLANOS DE CÂMERA UTILIZADOS EM TV, COMO SE POSICIONAR E INTERPRETAR DE ACORDO COM O ENQUADRAMENTO (PLANO GERAL, MÉDIO, AMERICANO, PLANO PRÓXIMO, CLOSE, SUPER CLOSE)

• O QUE É UM “DETALHE” EM TERMOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM

• O PRIMEIRO E SEGUNDO PLANOS, E DEMAIS

• REAÇÕES, MOVIMENTOS E GESTOS PARA REGISTRO DO DIRETOR DE IMAGEM

• COMO INTERPRETAR E FAZER ALGO AO MESMO TEMPO


EXEMPLOS
 DE EXERCÍCIOS

SERVIR-SE DE UM COPO, PORTAR-SE NUMA MESA PARA COMER E BEBER, COMO LEVANTAR-SE E COMO SENTAR-SE EM TV, COMO MOVIMENTAR-SE CENICAMENTE

• “MULETAS” (REPETIÇÃO DO NOME DOS PERSONAGENS COM QUEM SE CONTRACENA - SABIA? SABE? BOM... ENTÃO... (E OUTRAS MULETAS)

• PASTEURIZAÇÃO DAS FRASES E DA MANEIRA DE INTERPRETAR

• A PRESENÇA MARCANTE, O BRILHO NO OLHAR

• O ESTAR SEMPRE ATENTO, REAGINDO

• A INTERPRETAÇÃO COM PAIXÃO!


FINAL

• GRAVAÇÃO DE CENAS POR GRUPOS PREESTABELECIDOS
• PROJEÇÃO DAS CENAS
• ANÁLISE GERAL.